O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, novembro 12, 2003

Os Equivocos de Rosas

No Público Fernando Rosas alerta para o "sequestro da liberdade de expressão" cometendo, pelo meio, alguns equivocos.

Em primeiro lugar vocifera contra a tentativa de privatização do 2º Canal. Mais à frente contesta a absorção da Lusomundo pela PT.

Diz que os grupos de comunicação estão controlados pela direita. Convenientemente esquece-se que o peso dos comentadores afectos ao BE nos jornais e nos canais televisivos é muitissimo superior ao seu peso eleitoral.

O próprio Fernando Rosas publica este artigo num jornal que segundo ele é controlado pela direita. A ser verdade o que afirma este artigo deveria ter sido censurado.

Rosas critica a falta de independência dos comentadores televisivos. Refere o facto de Marcelo Rebelo de Sousa e Pacheco Pereira serem destacados militantes do PSD. Em primeiro lugar caso seguissemos esta lógica Fernando Rosas, Miguel Portas e Francisco Louçã deveriam também ser impedidos de publicar artigos de opinião ou aparecer em programas televisivos como o fazem amiude. Em segundo lugar, e a bem da verdade, só por má fé se pode dizer que a opinião de MRS e PP fica coarctada por serem militantes do PSD. A prática demonstra exactamente o contrário.

A melhor garantia da manutenção da liberdade de expressão nos meios de comunicação social é a inexistência de barreiras à entrada e não qualquer medida anti-concentracionista como pretendem Fernando Rosas e o BE. A profusão de meios alternativos que se verificou nos ultimos anos torna cada vez mais dificil a existência de uma única voz (ao contrário do que sucedia quando tudo era nacionalizado). Para terminar, a realidade demonstra (ao contrário do que afirma Fernando Rosas) que a orientação política do director de um jornal não condiciona necessáriamente a sua linha editorial.
posted by Miguel Noronha 2:44 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com