O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, novembro 20, 2003

PE veta directiva sobre livre concorrência dos serviços portuários

O Parlamento Europeu (PE) chumbou a directiva que pretendia introduzir a concorrência à escala europeia nos serviços portuários, como rebocar, carregar e descarregar embarcações.

A normativa, que contava com os protestos dos profissionais do sector, tinha o apoio do Partido Popular Europeu bem como da ala liberal, sendo contestada, no entanto, por toda a esquerda europeia.

O veto do PE, instância que partilha o poder de decisão nesta questão, atrasa a introdução desta regulamentação, prevista para 2005. Para alcançar o acordo da maioria dos parlamentares, a Comissão Europeia deverá agora apresentar uma nova proposta de directiva.

A directiva sobre a livre concorrência europeia nos serviços portuários pretende sobretudo melhorar a qualidade e eficácia do sector, reduzindo os seus custos e eliminando as restrições que dificultem a concorrência.

Para Bruxelas, é fundamental eliminar situações de monopólio nos portos europeus, onde as taxas portuárias são três a quatro vezes superiores às do resto do mundo.


Certamente a "esquerda europeia" acha que existem valores mais importantes quem impedem a livre concorrência e que permitem que contiuemos todos a pagar mais para que uns quantos possam descansadamente lucrar.

A "esquerda europeia" certamente não se importa que situações como esta condenem a Economia dos países europeus a crescer mais lentamente que a dos EUA.

A "esquerda europeia" prefere elaborar documentos bem intencionados como a Agenda de Lisboa com objectivos ambiciosos mas na prática tudo faz para que esses sejam inalcansáveis.

A "esquerda europeia" é uma esquerda retrógrada.
posted by Miguel Noronha 7:06 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com