O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, novembro 28, 2003

Prioridades pt II

Algumas notas relativas à resposta do Manuel ao meu primeiro post:

Se o problema não é, na sua essência, as críticas feitas a Manuela Ferreira Leite mas o tom com que foram proferidas julgo que não serei, propriamente, o principal visado. No entanto as validade das críticas mantêm-se independentemente do estilo utilizado.

A principal crítica, no meu caso, foi não a exigência de reformas imediatas mas a incosistência das posições do Governo a nível interno e externo.

Para além da decisão de não punir o transgressores do PEC ser bastante grave ao nível das expectativas dos membros da zona Euro (quem irá impedir qualquer país do o violar no futuro?), ao defender uma política diferente da que é seguida internamente, a crediblidade do Governo sofre um rude golpe (com a agravante de ter sido auto-infligido). A táctica, até agora, do Governo tinha sido explicar as medidas como sendo uma imposição de Bruxelas (é sempre melhor culpar terceiros). E a partir daqui?

Não coloco em causa que é necessária uma boa dose de coragem para implementar uma política impopulares ainda que necessárias.

No entanto isso não o torna imune a críticas nem julgo que seja necessário candidatar-me a qualquer cargo público para as poder proferir.

Não me importo que no curto prazo o Estado perca alguns aneis ou mesmo dedos (julgo que os tem em excesso) para cumprir determinados objectivos. A médio prazo as tão esperadas reformas terão que surgir (mais cedo que tarde de preferência). Para essas a dose de coragem necessária terá ainda será maior. Esperemos que ela exista.
posted by Miguel Noronha 2:56 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com