segunda-feira, novembro 10, 2003
Profetas da Desgraça
Da crónica de João César das Neves no Diario de Notícias:
[A] economia cai este ano quase 1% e o desemprego está acima dos 6%. Isto não é nada agradável e muita gente está a sofrer. No entanto, como crise, temos de dizer que é bem ligeira. Passámos, e não há muito tempo, por conjunturas bem piores e à nossa volta muitos países têm sérias dificuldades. Só se os portugueses andarem muito sensíveis é que ficarão tão deprimidos com tão pouco.
Também a crise orçamental, hoje tão glosada, está longe de ser séria. Deveríamos antes andar satisfeitos por o Estado finalmente fazer um pouco de dieta. Sobretudo porque ele come à nossa custa. Os partidos da oposição, um dos quais assinou o Pacto de Estabilidade, deveriam ter algum senso. Não se podem queixar da «obsessão pelo défice» do Governo e a seguir protestar com as medidas extraordinárias que a aliviam.
[O]s economistas e políticos repetem que o nosso modelo produtivo está esgotado e é preciso outro. Mas os economistas e os políticos, que nunca produziram nada, sempre disserem isso em todas as épocas e conjunturas. E como não foram eles que arranjaram o modelo que nos trouxe até aqui, também não dependemos da sua opinião para o futuro.
posted by Miguel Noronha 5:33 da tarde
Comments:
Enviar um comentário