quarta-feira, novembro 19, 2003
Um Apontamento pt II
Meu caro JAK:
Em primeiro lugar peço desculpas por só agora lhe estar a responder. Como você deu a entender, na sua resposta ao meu post anterior, ser uma pessoa extremamente ocupada não lhe quis roubar tempo durante as horas normais de expediente.
Quanto às medidas que proponho, e como você se perdeu no meio dos cartoons pró-americanos for dummies, resolvi expô-las neste post.
Pretende você, em primeiro lugar, saber quando se deve começar a responsabilizar um Governo pelos resultados económicos.Numa verdadeira economia liberal a resposta seria nunca. Quem se deve ocupar das decisão económicas (em sentido lato) somo nós e não o Governo. Como infelizmente não é esse o caso e o Governo insiste em em intervir de várias formas na Economia o prazo mais consensual será cerca de dois anos. Pelo que li no seu primeiro post penso que você pretende que o início da responsabilidade coincida com a data de posse do Governo. Já ouviu falar da inércia?
Se os franceses e os alemães mantiveram esta política orçamental veremos os resultados em 2006. Você adivinha-lhes um futuro sorridente. Eu não. Se o crescimento económico estivesse dependente da política orçamental (ie mais despesa => mais crescimento) pergunto-me porque é que os Governos insistem em cortar despesas? Provavelmente essa teoria estará errada.
Quanto ao famoso "discurso contracionista" (que raio de termo você foi arranjar!) remeto-o para um posts do João Miranda que foi republicado na página da Causa Liberal. Mas se insiste em acreditar que o discurso do Governo levou Portugal para a recessão o que me diz do discurso actual do PS? Não estará a impedir o país de sair da recessão?
Não sei qual a relação de causalidade que você vê entre o facto dos Governos de Guterres terem sido minoritários e o défice. Aguardo explicações.
Quanto ao investimento público de que você se confessa adepto recomendo-lhe a leitura deste post que você, por certo, perdeu. E já agora explique-me se acha que o investimento público deve ter as mesmas regras do privado e se não porquê.
Julgo que o primeiro PS (post scriptum - bem entendido) não me era dirigido dado que você se referia a um post do Bloguitica.
Julgo, no entanto, que refutar em cinco linhas três-posts-três num total de 150-linhas-150 não é para qualquer um.
Espero não lhe ter tomado muito do seu tempo.
posted by Miguel Noronha 8:02 da tarde
Comments:
Enviar um comentário