O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, novembro 19, 2003

Um Apontamento pt II

Meu caro JAK:

Em primeiro lugar peço desculpas por só agora lhe estar a responder. Como você deu a entender, na sua resposta ao meu post anterior, ser uma pessoa extremamente ocupada não lhe quis roubar tempo durante as horas normais de expediente.

Quanto às medidas que proponho, e como você se perdeu no meio dos cartoons pró-americanos for dummies, resolvi expô-las neste post.

Pretende você, em primeiro lugar, saber quando se deve começar a responsabilizar um Governo pelos resultados económicos.Numa verdadeira economia liberal a resposta seria nunca. Quem se deve ocupar das decisão económicas (em sentido lato) somo nós e não o Governo. Como infelizmente não é esse o caso e o Governo insiste em em intervir de várias formas na Economia o prazo mais consensual será cerca de dois anos. Pelo que li no seu primeiro post penso que você pretende que o início da responsabilidade coincida com a data de posse do Governo. Já ouviu falar da inércia?

Se os franceses e os alemães mantiveram esta política orçamental veremos os resultados em 2006. Você adivinha-lhes um futuro sorridente. Eu não. Se o crescimento económico estivesse dependente da política orçamental (ie mais despesa => mais crescimento) pergunto-me porque é que os Governos insistem em cortar despesas? Provavelmente essa teoria estará errada.

Quanto ao famoso "discurso contracionista" (que raio de termo você foi arranjar!) remeto-o para um posts do João Miranda que foi republicado na página da Causa Liberal. Mas se insiste em acreditar que o discurso do Governo levou Portugal para a recessão o que me diz do discurso actual do PS? Não estará a impedir o país de sair da recessão?

Não sei qual a relação de causalidade que você vê entre o facto dos Governos de Guterres terem sido minoritários e o défice. Aguardo explicações.

Quanto ao investimento público de que você se confessa adepto recomendo-lhe a leitura deste post que você, por certo, perdeu. E já agora explique-me se acha que o investimento público deve ter as mesmas regras do privado e se não porquê.

Julgo que o primeiro PS (post scriptum - bem entendido) não me era dirigido dado que você se referia a um post do Bloguitica.
Julgo, no entanto, que refutar em cinco linhas três-posts-três num total de 150-linhas-150 não é para qualquer um.

Espero não lhe ter tomado muito do seu tempo.
posted by Miguel Noronha 8:02 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com