O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, dezembro 03, 2003

A Difícil Hora da Verdade

Artigo de Manuel Queiró no Público.

A "facada nas costas" que a França e a Alemanha deram ao Pacto de Estabilidade e Crescimento vai-nos obrigar a um choque com a verdade, tanto no plano interno como nas negociações de Roma. Em casa deixámos de ter um álibi para assumirmos a nossa própria disciplina, e na Europa não podemos mais ignorar a existência de um directório, que o eixo franco-alemão quer sem disfarces constituir. Tanto numa matéria como noutra ficam as opções mais difíceis de assumir, mas o combate político fica seguramente mais transparente.

Sobre o pacto e o seu provável fim já se disse de tudo um pouco, em defesa de quase tudo. Pelo meu lado, impressionou-me sempre o desvio sistemático do debate que a sua existência provocava. Da necessidade de uma política de contenção de despesas falou-se muitas vezes como se de uma obrigação internacional se tratasse. Como se os portugueses só aceitassem uma política difícil por via da ameaça externa. Se por uma parte isso serviu a muita gente para interiorizar a inevitabilidade de uma política, por outra deu azo a um discurso oposicionista fácil e demagógico. Em vez de uma crítica aberta à contenção de despesas, o que se atacava era a submissão a metas que nos eram impostas.

posted by Miguel Noronha 11:23 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com