O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, dezembro 06, 2003

Subsídios à Cultura

Resposta ao post .UMA CARTA DO QUASE HOMÓNIMO publicado no BdE.

Como liberal queria aproveitar para esclarecer que sou contra toda a especie de subsídios. Isto inclui, obviamente os culturais.

A existência de subsídios estatais à cultura implica, antes de mais, um favorecimento por parte do Estado a certos tipos de cultura e a certos criadores culturais. Julgo que mesmo para os defensores do sistema de subsídios esta constantação seja evidente.

Outra constatação provavelmente menos evidente para todos é que os subsídios à produção empolam artificialmente os custos de produção.

Presumo que na sua génese os subsídios à produção tenham sido visto como uma forma de estimular a procura de eventos/produtos culturais através da criação de oferta. Esquecem-se que o público não costuma consumir (desculpem a linguagem economicista) produtos que não deseja. A comprovação pode ser feita pelas diminutas audiências que têm a maior parte dos eventos culturais independentemente do constante aumento do montante dos subsídios.

Para terminatr estou em crer que o fim dos subsídios culturais não determinará o fim da cultura.

Aqui fica o depoimento de um liberal ignorante e com medo da cultura
posted by Miguel Noronha 10:42 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com