O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, janeiro 30, 2004

Abril

Quando se fala de Abril, para além da celebrada Revolução dos Cravos, vêm-me sempre à memória o filme homónimo de Nani Moretti que inclui a hilariante rábula do "cozinheiro trotskysta na Itália conformista dos anos 50". As duas "estórias" têm mais semelhanças do que à partida se podia supor (ou não...).

As personagens que de tempos a tempos surgem a reclamar da "perda das conquistas de Abril" fazem-me recordar o supracitado cozinheiro.

Reclamam do Governo toda a série de medidas. Desde a protecção do lince ibérico à garantia de aumento para o funcionários da Caixa de Previdência de Santa Marta de Penaguião. Vivem no mundo dos sonhos.

O problema é que no mundo real essas políticas têm custo graves. Não apenas económicos mas também sociais. O welfare state por eles reclamado produziu (e ainda produz) graves custos por toda a Europa. Um dos culpados da presente recessão foi o despesismo dos governos socialistas europeus.

Já era tempo deste persongens acordarem para a realidade.O modelo social europeu está falido e a célebre Agenda de Lisboa não vale o papel em que foi enunciada.

Por textos anteriores já conhecia a tendência deste jovem socialista para pensar que as leis económicas se alteram por decreto. Este ultimo revela que, para ele, as ditas leis não podem contrariar a Constituição da Républica Portuguesa.
posted by Miguel Noronha 4:38 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com