O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, janeiro 14, 2004

ECONÔMICO, SOCIAL E INTERNACIONAL

Excerto de um artigo de Nivaldo Cordeiro.

Lula, discursando na Cúpula das Américas, declarou que vigorou até 2002, no Brasil, o "modelo perverso que separou equivocadamente o econômico do social, opôs estabilidade a crescimento e divorciou responsabilidade e justiça" e ainda que "a estabilidade econômica foi pensada de costas para a justiça social. Ficamos sem as duas".

Um dos maiores sofismas que os políticos e intelectuais de esquerda usam para enganar o eleitorado é fazer a dicotomia entre o econômico e o social, pois a verdade nua e crua é que econômico é social, quando se respeita as forças de mercado. A dicotomia só acontece artificialmente, quando o Estado pretende ser a instância a distribuir renda, violentando a ética distributiva e gerando uma casta de parasitas permanentes da mesada estatal, bancada com arrecadação de impostos, com elevação da dívida pública e com o surgimento da inflação.

O trágico é que esse processo, uma vez iniciado, entra em entropia, de tal sorte que os parasitas passam a matar o hospedeiro. Quanto mais gasta no suposto social mais o Estado é compelido a aumentar a arrecadação e, com isso, a enfraquecer a capacidade de geração de riqueza e desvirtuando a ética distributiva. O destino final será sempre uma grande estagflação, com paralisia econômica, elevado desemprego, explosão da dívida pública e, claro, da inflação. Tudo pelo social. De quebra, a comunicação da esquerda no poder joga sobre as classes produtoras e sobre o capitalismo todas as responsabilidades por sua própria incúria. É a mentira elevada à sua máxima potência.

Mas o que seria das esquerdas sem o uso da mentira sistemática? É a sua maneira de chegar ao poder e se manter no poder. Lula apenas mostrou a fórmula vencedora em política que se tornou essa enorme falácia. Na boca dele o discurso fica ainda mais grotesco porque o seu governo nada fez além de aprofundar o tal modelo vigorante até 2002. A sua mentira torna-se duplicada, numa atitude sem vergonha a mais não poder. Dizer essas besteiras em um fórum internacional nada importa para essa gente, pois na verdade estão sempre mirando o público interno, em vistas das próximas eleições.

posted by Miguel Noronha 5:42 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com