O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, janeiro 14, 2004

Vêm aí os Chineses!

Conforme foi noticiado por vários orgãos de informação as várias associações nacionais da industria têxtil e do vestuário (ITV) irão realizar conferências de imprensa simultâneas em todas as capitais da UE.

Estas alertam para o perigo é a invasão chinesa de produtos similares que se verificará quando forem anuladas as barreiras alfândegárias daqui a um ano.
Fala-se da morte das ITV por toda a Europa, do "dumping social", da subvalorização do Yuan (a unidade monetária chinesa), do desemprego, etc. Os cenários invocados váriam da catástrofe à hecatombe.

O que os industrias da ITV, basicamente, pretendem é a continuação das barreiras aduaneiras. Por outras palavras a continuação das medidas proteccionistas a este sector.

Conforme já várias vezes aqui realcei o proteccionismo nunca gerou industrias competitivas. Escudados por medidas administrativas os industriais dos sectores protegidos da concorrência não necessitam preocupar-se com a produtividade, a redução de custos ou mesmo o serviço ao cliente. O seu mercado está sempre garantido por beneplácito estatal.

As associações da ITV prevêm um cenário dantesco ao relatar "casos de dumping, em que o esforço dos orientais implica a venda de produtos a preços inferiores aos praticados na China. Em alguns casos, o preço dos bens importados baixou 75% em apenas dois anos". Qualquer cenário em que um produto tenha uma redução de preço na ordem dos 75% só pode ser uma boa notícia para o consumidor. Passa a pagar apenas 25 pelo que anteriormente lhe custava 100 e com os restantes 75 pode obter um consumo ou poupança adicionais.

Correndo o risco de chocar alguns ouso afirmar que mesmo se esta redução de preços resultar de dumping ou da subvalorização do Yuan tal não alterará em nada a minha análise. Se os chineses querem subsidiar o nosso consumo à sua custa apenas temos de agradecer-lhes.

As questões do chamado "dumping social" já foi largamente discutida na blogosfera (ver a propósito diversos posts do Jaquinzinhos). As condições de trabalho evoluem com a situação económica de um país (basta lembra-mo-nos do nosso próprio caso). Por outro lado ao pretendermos impor, aos países mais atrasados, condições (e custos) laborais similares estamos a impedi-los de concorrer com os países mais desenvolvidos no único factor em que estes podem ter um vantagem: no custo. Estaremos, desta forma, a criar desemprego nesses países.

É, altamente provável, que várias empresas europeias não consigam suportar a pressão concorrêncial das ITV chinesas. Estas serão, contudo, aquelas que baseiam a sua vantagem competitiva no mesmo factor das empresas chinesas. O custo. Atrevo-me a afirmar que as restantes não serão afectadas pela "abertura das fronteiras".

O capital provieniente do desinvestimento não ficará certamente parado. Será reinvestido noutras industrias onde ainda existam vantagens competitivas para as industrias europeias. Tal reafectação de recursos será um factor de crescimento, a médio prazo, das economias europeias.

Penso, espero que de forma não muito confusa, ter rebatido os argumentos do "partido proteccionista". A UE só terá perder se procurar reverter esta decisão. Se aos consumidores a desagradar os texteis "made in china" a opção será simples. Continuem a comprar produtos "made in UE".
posted by Miguel Noronha 9:27 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com