O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, março 17, 2004

A Bombardier

O Ministro da Carmona Rodrigues confessa a sua surpresa com a notícia do encerramento da Bombardier. A oposição reclama. Os trabalhadores ameçam radicalizar a "luta".

Os responsáveis da empresa declaram que "não é economicamente viável manter a produção activa" em Portugal uma vez que "no final de Maio de 2004, a fábrica da Amadora não terá trabalho". Não sei se estas afirmações corresponde à verdade se são apenas uma forma de pressionar o Governo de forma a conseguirem encomendas.

O encerramento de empresas não devia constituir surpresa para ninguém. As empresas também têm um ciclo de vida e uma vez suprimido o seu objecto social (e caso não se consigam reconverter) devem poder "morrer" em paz.

Não serão as eventuais "jornadas de luta" dos trabalhadores que irão evitar o encerramento da empresa.

O Governo não deve, por motivos políticos, financiar o funcionamento de empresas pois seria uma clara distorção das regras da competição. O que o Governo (e já agora, a oposição) pode e deve fazer é esforçar-se para tornar o país atractivo para quem deseje investir seja ele nacional ou estrangeiro.
posted by Miguel Noronha 9:12 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com