O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, março 17, 2004

Esclarecimento

Que fique bem entendido. Nenhum comentário que, desde ontem, aqui coloquei pretende por em causa a validade da vitória eleitoral dos socialistas em Espanha. Não pretendo, igualmente, discutir o direito dos espanhois optarem por uma mudança de Governo. Julgo, no entanto, que me é permitido discordar das razões porque o fizeram.

Não duvido que o desgaste provocado por oito anos consecutivos de governação e a troca da Aznar por Rajoy tenham tido um peso considerável na mudança do sentido de voto dos eleitores. Alguma inabilidade na gestão política da situação pós-atentado fizeram o resto.

É possível que o Governo de Aznar tenha, de certa forma, pressionado certos orgãos de informação no sentido de veicular a tese da autoria da ETA. No entanto julgo, que o PSOE também se aproveitou da situação fazendo passar a imagem que o Governo estava a "esconder a verdade". Esta tese, pelo menos na sua versão mais "conspirativa" é pouco credível. A inexistência de um monopólio informativo estatal impossibilitava que apenas a "versão oficial" fosse a veículada. Acresce ainda que a rapidez com que foram efectuadas, e publicitadas, detenções (a maior parte das quais no Sábado), parece demonstrar que não foram colocados entraves à investigação policial. Também não me conveço da espontaneidade das manifestações de Sábado.

Ao PSOE interessava, aliás, crediblizar o mais possível a tese da Al-Qaeda. A memória do encontro entre Carod-Rovira, o aliado catalão dos socialistas, e a direcção da ETA em França colocaria o PSOE numa situação extremamente difícil caso tivesse sido esta a autora do atentado. Não duvido também que o PP tenha procurado tirar dividendos políticos desta possibilidade. Não nos devemos esquecer também que até Sexta (12/03) todos - incluindo a direcção do PSOE, Ibaretxe e o próprio Carod-Rovira - acreditavam que tinha sido a ETA a autora do atentado.

Para terminar, ainda que os espanhois não tenham votado a mudança de Governo motivados pelo medo de outros atentados terroristas o resultado não deixa de ser idêntico. A Al-Qaeda matou 200 pessoas para convencer os espanhois a sair do Iraque e Zapatero irá fazer-lhe a vontade. Como Andrew Sullivan escreveu (num texto que eu hoje citei) é a pior mensagem que se pode dar aos terroristas.

NOTA: Não falei prepositadamente da justeza da guerra no Iraque. Não era o objecto deste post. Para além disso julgo que são conhecidas as razões porque a apoiei e continuo a apoiar.
posted by Miguel Noronha 2:52 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com