O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, março 04, 2004

A Escola Toda

O ex-Ministro da Educação Augusto Santos Silva (ASS) declarou estar contra a realização de exames nacionais no 6º ano.

«Não podemos ao mesmo tempo sustentar o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 12 anos e semear o percurso dos alunos de provas de obstáculos cuja consistência pedagógica é muito discutível»

«faz sentido que haja exames nacionais no fim de um percurso educativo», mas «faz muito pouco sentido que haja exames no 6º ano e mesmo no 9º ano».


Depreendo que para ASS o que é importante é que as estatísticas indiquem que o maior número de alunos tenha completado a escolaridade obrigatória.

Independentemente de ter ou não adquirido os conhecimentos que é suposto (estes já de si passíveis de discussão) a progressão do aluno deve ser automática. Mais. Independentemente de ter ou não vontade de continuar a estudar é obrigado a permanecer doze anos numa qualquer escola. Segundo a pretensão de ASS sem ser avaliado.

Terminado esse periodo será devolvido à sociedade e poderá candidatar-se ao Rendimento Social de Inserção.

Numa conferência de imprensa o Ministro anunciará, orgulhoso, perante a comunicação social que os níveis de escolarização em Portugal estão ao nivel europeu.
posted by Miguel Noronha 10:36 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com