O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, março 04, 2004

Liberdade de Escolha na Educação

Aconselho a leitura da resposta que o Liberdade de Expressão deu (1 e 2) ao barnabé que tinha ficado indignado com possiblidade, de nos EUA, existirem escolas públicas só para rapazes ou raparigas.

Na maior parte dos países, os filósofos do ensino, conseguiram fazer vingar a tese que é ao Estado que compete definir o que pode ser ensinado. Também defendem que o Estado deve ter o monopólio do ensino (embora admitindo escolas privadas desde que submetidas a intensa vigilância pedagógica).

A tese sustenta ainda que estas competências não podem ser confiadas aos país. Quaisquer que eles sejam. Embora reconheça que existem progenitores a quem não merece ser confiadas as decisões acerca do ensino dos filhos custa-me a crer que estes sejam a regra e não a excepção. Também me custa a crer que os decisores a quem são confiadas estas tarefas sejam menos atreitos a erros que os pais das crianças. Aliás, a profusão de reformas educativas de sinal contrário que se sucedem e os indices de desempenho escolar constantemente propagandeados sugerem isso mesmo.
posted by Miguel Noronha 11:31 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com