O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, março 31, 2004

PS admite anular descentralização quando regressar ao poder

O Partido Socialista, pela voz do deputado Ascenso Simões, admite vir a anular o processo de descentralização em curso assim que regressar ao poder. No Fórum TSF desta quarta-feira, o deputado sublinhou que esta será a prioridade socialista, justificando que os problemas dos municípios apenas se resolvem com a regionalização.

Na opinião de Ascenso Simões, só as entidades supra-municipais podem resolver os problemas da escala e de compatabilização dos interesses municipais.

O PCP também contesta o projecto da coligação PSD/CDS-PP, alegando que a curto prazo se verificará que os benefícios da descentralização serão muito poucos e a situação, daqui a uns anos, será de desencanto.


A oposição prefere apostar num processo de descentralização artificial, burocratizado (com mais uns quantos cargos de confiança política) e imposto de cima para baixo.

Eu prefiro que os municipios (e as respectivas associações de municípios entretanto criadas) tenham a possibilidade de escolher quais as associações que pretendam establecer e, ao mesmo tempo, qual a dimensão relevante para as mesmas (que não tem de ser idêntica para todos os casos). O processo será, necessáriamente, dinâmico e, nalguns casos, provocará "desencanto". No entanto quanto menos rígido for o processo de associação mais fácil se processará a correcção dos erros.
posted by Miguel Noronha 4:50 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com