quarta-feira, março 10, 2004
UE Tenta Controlar Fuga de Capitais
Um artigo da Tech Central Station alerta para os perigos da tentativa, por parte da UE, em tentar evitar a fuga de capitais para paraísos fiscais. As objecções apontadas são as seguintes:
1. A proposta apenas incide sobre pessoas sigulares o que a torna, em larga medida, ineficaz.
2. Embora tendo forçado alguns paraísos fiscais (nomeadamente os europeus) a participar nesta iniciativa (através da declaração de rendimentos pagos a residentes na UE) muitos decidiram ficar de fora. O artigo cita Singapore, Hong Kong, Panama e as Bahamas) para além de aventar a hipótese de vários outros poderem alterar a sua legislação de forma a acolherem, de forma segura, os capitais provenientes da UE.
3. A recusa dos EUA em participar nesta nesta iniciativa
O artigo alerta ainda para a probalidade de que quem anteriormente investia na UE via paraísos fiscais o passe a fazer noutros locais (nomeadamente nos EUA ou na Ásia).
Para além disso a miragem de maiores receitas fiscais pode levar os políticos dos Estados-Membros a desviar a sua atenção da redução dos défices públicos via redução da despesa.
European leaders may want to reconsider how they vote this June. Approving the savings tax directive is a lose-lose proposition. If it doesn't work, the EU loses capital and growth suffers, and if it works, the EU loses capital and growth suffers. Governments should not subject Europe to this suicide pact, especially since the other option -- tax rate reduction and tax reform -- is a proven formula for success
posted by Miguel Noronha 12:28 da tarde
Comments:
Enviar um comentário