O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, junho 22, 2004

Fantasma do Passado

O ex-padre franciscano Leonardo Boff um dos ideólogos da chamada "Teologia da Libertação" - bastantea cara à nossa esquerda - afirmou, em 1987, que na União Soviética se "realiza[vam] os ideais éticos do ensino social da Igreja".

Excertos do artigo na Folha de São Paulo.

O teólogo franciscano Leonardo Boff disse ontem em Nova Iguaçu (RJ), na abertura das atividades práticas do 7° Encontro Internacional de Solidariedade Oscar Romero, que as sociedades socialistas são "altamente éticas, limpas física e moralmente", e que nelas, "não fosse a doutrina materialista dos partidos, poder-se-ia afirmar que se realizam os ideais éticos do ensino social da Igreja". (...) [D]isse ainda que, "apesar das críticas que podem e devem ser feitas aos países socialistas, a maioria deles conseguiu chegar a uma sociedade onde não há pessoas pedindo esmolas nas ruas, não há menores abandonados, não há uma maioria empobrecida, como nos países capitalistas", mas pessoas que vivem "honestamente de seu trabalho".

(...)

O religioso fez referências a um debate do qual participou recentemente na Academia de Ciências de Moscou, onde, segundo ele, ideólogos máximos do Partido Comunista reconheceram que a grande luta, do momento atual vivido pela humanidade, não é entre o cristianismo e o marxismo, ou entre o socialismo e o capitalismo, mas sim, a luta pela vida, contra a morte, representada pela corrida armamentista, que pode levar a uma hecatombe mundial.

(...)

Em entrevista publicada na última sexta-feira pela Folha, Boff afirmou que não considera a União Soviética uma sociedade militarizada [!!!], e que durante o período em que a visitou não viu restrições à liberdade de expressão [!!!].

Ele ainda a qualificou como "uma sociedade altamente limpa e saudável", onde, "em nenhum momento, você se sente perseguido ou vigiado".


posted by Miguel Noronha 9:58 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com