O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, junho 15, 2004

Geração de 70

Recomendo a leitura integral desta colunha no Diario de Notícias.



  • Pedro Lomba

    As eleições europeias são eleições nacionais. Uma evidência: as eleições europeias nada têm de europeu. Os partidos sabem que o eleitorado é estruturalmente insensível aos temas europeus. A Europa vende mal. De nada vale discutir a Europa se ela não dá um voto. Num certo sentido, as nossas verdadeiras eleições europeias acontecem nos outros países, porque é destas que depende a correlação de forças que nos pode beneficiar ou prejudicar.

  • Pedro Mexia

    A lição número um que se retira destas eleições europeias é porventura o encurtamento drástico dos ciclos políticos. Se em alguns países - como o nosso - se chegara a um consenso sobre a vantagem de governos de legislatura, isso, como se vê, não impede que os executivos comecem a ser julgados de forma tendencialmente definitiva a meio do mandato. Essa antecipação não distingue esquerda e direita (aconteceu a Chirac, Schroeder, Blair, Barroso) nem tem nada a ver com o «Iraque». O primeiro passo dessa antecipação, como é evidente, tinha sido a nacionalização das europeias. Mas essa nacionalização era inevitável, pelo natural interesse que as oposições têm nisso e pelo comprovado desinteresse dos povos face aos temas europeus. Porém, com estes resultados e suas consequências, a governabilidade na Europa fica seriamente afectada. Não se percebe porque será isso uma boa notícia.


  • posted by Miguel Noronha 4:20 da tarde

    Powered by Blogger

     

    "A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
    F.A.Hayek

    mail: migueln@gmail.com