O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, junho 18, 2004

Impasse na Constituição

Na TSF

Liderados pela Polónia e pela República Checa um grupo de 13 países, incluíndo Portugal, procura reforçar o seu peso e influência no conselho de ministros, o órgão de decisão da União Europeia.

Tudo indica que o ponto polémico do texto é a questão da formação de maiorias para aprovar decisões no conselho de ministros.

(...)

A presidência irlandesa da União Europeia mantém a proposta para que no futuro as leis europeias sejam aprovadas por 55 por cento de Estados-membros, que representem pelo menos 65 por cento da população

(...)

O presidente francês, Jacques Chirac, apelou aos líderes europeus reunidos em Bruxelas a demonstrarem «sentido de responsabilidade», prevenindo que a França "não aceitará a degradação" das propostas da presidência irlandesa da União relativas à Constituição Europeia.

"Alcançámos já acordo sobre 90 por cento do texto. É necessário concentrarmo-nos em encontrar soluções para os restantes 10 por cento", afirmou Chirac.


Para a França "compromisso" significa que os outros países se submentam às suas posições. Se a França "não aceita" alterações temos de nos sujeitar.

posted by Miguel Noronha 4:46 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com