sexta-feira, junho 18, 2004
Impasse na Constituição
Na TSF
Liderados pela Polónia e pela República Checa um grupo de 13 países, incluíndo Portugal, procura reforçar o seu peso e influência no conselho de ministros, o órgão de decisão da União Europeia.
Tudo indica que o ponto polémico do texto é a questão da formação de maiorias para aprovar decisões no conselho de ministros.
(...)
A presidência irlandesa da União Europeia mantém a proposta para que no futuro as leis europeias sejam aprovadas por 55 por cento de Estados-membros, que representem pelo menos 65 por cento da população
(...)
O presidente francês, Jacques Chirac, apelou aos líderes europeus reunidos em Bruxelas a demonstrarem «sentido de responsabilidade», prevenindo que a França "não aceitará a degradação" das propostas da presidência irlandesa da União relativas à Constituição Europeia.
"Alcançámos já acordo sobre 90 por cento do texto. É necessário concentrarmo-nos em encontrar soluções para os restantes 10 por cento", afirmou Chirac.
Para a França "compromisso" significa que os outros países se submentam às suas posições. Se a França "não aceita" alterações temos de nos sujeitar.
posted by Miguel Noronha 4:46 da tarde
Comments:
Enviar um comentário