O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, junho 08, 2004

Nacionalismo Económico

Nos últimos tempos têm sido vários os apelos ao nacionalismo económico. Desde o manifesto de um grupo de empresários que apelava à manutenção dos "centros de decisão" em mão nacionais aos protestos de variados partidos da oposição contra à venda de empresas nacionais.

Não querendo ficar de fora desta fúria nacionalista que deve mais ao corporativismo que à lógica económica o PS, pela voz do seu deputado Fernando Moniz fez a seguinte intervenção num debate de urgência [!!!], requerido pelo Grupo Parlamentar do PCP.

Sr. Ministro, a extinção ou venda de empresas em sectores estratégicos da nossa economia não é aconselhável. Daí os apelos do Sr. Presidente da República por uma governação distraída e errática que frequentemente «enche a boca» com proclamações de defesa da soberania e do interesse nacional mas que, na prática, leva sempre em consideração uma concorrência perfeita verdadeiramente passadista [!!!].

São exemplos disto a Bombardier e a Galp, entre outros também flagrantes.(...)

Mas será que estas e outras indústrias não teriam condições de ficar e de serem competitivas no nosso país com capitais portugueses?


Pelos aplausos que, esta intervenção, motivou na bancada do PS depreendo que esta não seja "apenas" a opinião do Sr. Deputado Fernando Moniz mas corresponda à linha oficial do socialistas portugueses.

Perante isto gostava de saber a opinião dos mesmo acerca da notícia segundo a qual a EDP se prepara para absorver a totalidade da Hidrocantábrico (empresa espanhola do sector energético).

Não será esta uma ameaça à soberania e aos interesse nacional de Espanha? Será que esta empresa não teria condições competitivas no nosso país com capitais espanhois? Será que um Governo do PS teria aprovado esta operação?

posted by Miguel Noronha 11:05 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com