O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, junho 16, 2004

Notícias do Mundo Agricola

  • A China anunciou que irá recusar futuras importações de soja brasileira alegando que "que os grãos estão contaminados com herbicidas". O prejuízo estimado para o Brasil é de 830 milhões de euros/ano. Ninguém se lembrou de calcular qual o prejuízo para a economia chinesa resultante de (provavelmente) ter que pagar mais pelo mesmo produto.

    O efeito desta medida é similar a uma barreira alfandegária, no entanto, como as razões invocadas são do campo da saúde pública espera-se, desta forma, evitar a intervenção da OMC. Na UE o argumento utilizado nestas circunstâncias é a utilização de OGM'S (que ironicamente dispensam a utilização - em grande medida - de herbicidas).

  • Um amigo, que é agricultor, contou-me recentemente que aderiu à agricultura biológica. Nada da produção se irá aproveitar dada a quantidade de ervas daninhas (não me recordo do termo técnico...). No entanto ele não estava preocupado. Eu explico. O subsídio que o Estado lhe concedeu pela utilização de métodos biológicos é superior à receita que ele obteria com a venda da colheita caso tivesse continuado a utilizar os métodos convencionais.

    posted by Miguel Noronha 5:18 da tarde
  • Powered by Blogger

     

    "A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
    F.A.Hayek

    mail: migueln@gmail.com