quarta-feira, junho 16, 2004
Notícias do Mundo Agricola
A China anunciou que irá recusar futuras importações de soja brasileira alegando que "que os grãos estão contaminados com herbicidas". O prejuízo estimado para o Brasil é de 830 milhões de euros/ano. Ninguém se lembrou de calcular qual o prejuízo para a economia chinesa resultante de (provavelmente) ter que pagar mais pelo mesmo produto.
O efeito desta medida é similar a uma barreira alfandegária, no entanto, como as razões invocadas são do campo da saúde pública espera-se, desta forma, evitar a intervenção da OMC. Na UE o argumento utilizado nestas circunstâncias é a utilização de OGM'S (que ironicamente dispensam a utilização - em grande medida - de herbicidas).
Um amigo, que é agricultor, contou-me recentemente que aderiu à agricultura biológica. Nada da produção se irá aproveitar dada a quantidade de ervas daninhas (não me recordo do termo técnico...). No entanto ele não estava preocupado. Eu explico. O subsídio que o Estado lhe concedeu pela utilização de métodos biológicos é superior à receita que ele obteria com a venda da colheita caso tivesse continuado a utilizar os métodos convencionais.
posted by Miguel Noronha 5:18 da tarde
Comments:
Enviar um comentário