O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, junho 25, 2004

Política Agricola Comum

No seguimento da recente decisão da OMC no processo dos subsídios dos EUA à indústria do algodão e de queixas apresentadas pela Austrália, Brasil e Tailândia o comissário Franz Fischler irá apresentar uma proposta para reduzir os subsídios à produção de açucar na UE.

Segundo a Oxfam por cada Euro de açucar exportado a UE atribui um subsídio de 3.30 Euros.

No entanto a UE irá apenas reduzir o montante dos subídios a atribuir. Consta que a Fischler vai apenas propor a redução do preço garantido em um terço e redução das quotas de produção. Para além disso os produtores afectados por esta medida irão receber compensações financeiras.

Em vez de apostar numa completa liberalização dos mercados agrícolas a UE procura salvar a todo o custo a ruinosa PAC. Continuamos a pagar mais caro os produtos agrícolas e a desviar metade do orçamento comunitário para um programa cujos beneficiários são apenas 3 a 4% da população da UE. Preferimos, para cumulo, apostar em ajudas financeiras aos países do Terceiro Mundo (que normalmente vão parar aos bolsos de políticos corruptos) em vez de permitirmos o desenvolvimento económico nos produtos onde estes possuem vantagens comparativas.

Delenda PAC!

posted by Miguel Noronha 10:19 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com