quinta-feira, junho 17, 2004
Re: Dumping
O Bloguitica pergunta qual a razão da política de descontos seguida por uma conhecida cadeia de hipermercados. Dado que não possuo qualquer tipo de inside information a minha análise é puramente especulativa.
A maior parte dos consumidores, quando faz compras num hipermercado, não limita as suas compras a dois ou três produtos. Por comodidade e para evitar perda de tempo e diminuir os custos de transporte (existe ainda o problema da informação imperfeita) não é costume os consumidores correrem todas as cadeias de supermercados e hipermercados em busca dos melhores preços para cada produto. A situação normal é "encher" o carrinho de compras.
Estes descontos devem pois ser vistos como um chamariz para atrair os consumidores. A empresa espera compensar a perda nesses três produtos com o lucro realizado nas restantes compras. Para além disso ao oferecer o desconto na forma de um vale de compras o hipermercado pretende garantir que as compras do periodo seguinte (semana ou mês consoante o consumidor) sejam realizadas na mesma cadeia.
Por último a questão do dumping.
A teoria económica austrica considera que a legislação de concorrência seguida na maior parte dos países prejudica mais a Economia que as supostas práticas de dumping ou concentração empresarial. A única garantia que deve existir para que não se verfiquem efectivamente práticas abusivas é a inexistência de barreiras à entrada das empresas. Exceptuando no caso dos recursos naturais em que uma empresa pode efectivamente monopolizar uma matéria prima (e mesmo assim existe sempre a hipótese de a concorrência vir dos produtos substitutos) os monopólios, oligopólios ou carteis apenas conseguem subsistir em mercados onde a concorrência é limitada administrativamente. Veja-se os casos dos hipermercados, combustíveis ou rádios. Em úlitma análise o "culpado" é o próprio Estado.
Neste caso específico temos uma empresa que oferece, claramente, produtos abaixo do preço. Como o próprio Paulo Gorjão reconhece o consumidor é obviamente beneficiado. Se os restantes concorrentes se considerarem ameçados por esta prática a resposta mais óbvia é realizarem promoções (equivalentes ou não). No final as empresas estarão a diminuir as suas margens de comercialização (embora possa eventualmente aumentar o volume do facturação). Se quiserem compensar a perda de receitas terão de procurar formas de reduzir os custos. Entretanto o consumidor pode comprar mais produtos com o mesmo dinheiro. O resultado final só pode ser positivo para a economia nacional.
posted by Miguel Noronha 10:54 da manhã
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