O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, junho 17, 2004

Re: Dumping

O Bloguitica pergunta qual a razão da política de descontos seguida por uma conhecida cadeia de hipermercados. Dado que não possuo qualquer tipo de inside information a minha análise é puramente especulativa.

A maior parte dos consumidores, quando faz compras num hipermercado, não limita as suas compras a dois ou três produtos. Por comodidade e para evitar perda de tempo e diminuir os custos de transporte (existe ainda o problema da informação imperfeita) não é costume os consumidores correrem todas as cadeias de supermercados e hipermercados em busca dos melhores preços para cada produto. A situação normal é "encher" o carrinho de compras.

Estes descontos devem pois ser vistos como um chamariz para atrair os consumidores. A empresa espera compensar a perda nesses três produtos com o lucro realizado nas restantes compras. Para além disso ao oferecer o desconto na forma de um vale de compras o hipermercado pretende garantir que as compras do periodo seguinte (semana ou mês consoante o consumidor) sejam realizadas na mesma cadeia.


Por último a questão do dumping.

A teoria económica austrica considera que a legislação de concorrência seguida na maior parte dos países prejudica mais a Economia que as supostas práticas de dumping ou concentração empresarial. A única garantia que deve existir para que não se verfiquem efectivamente práticas abusivas é a inexistência de barreiras à entrada das empresas. Exceptuando no caso dos recursos naturais em que uma empresa pode efectivamente monopolizar uma matéria prima (e mesmo assim existe sempre a hipótese de a concorrência vir dos produtos substitutos) os monopólios, oligopólios ou carteis apenas conseguem subsistir em mercados onde a concorrência é limitada administrativamente. Veja-se os casos dos hipermercados, combustíveis ou rádios. Em úlitma análise o "culpado" é o próprio Estado.

Neste caso específico temos uma empresa que oferece, claramente, produtos abaixo do preço. Como o próprio Paulo Gorjão reconhece o consumidor é obviamente beneficiado. Se os restantes concorrentes se considerarem ameçados por esta prática a resposta mais óbvia é realizarem promoções (equivalentes ou não). No final as empresas estarão a diminuir as suas margens de comercialização (embora possa eventualmente aumentar o volume do facturação). Se quiserem compensar a perda de receitas terão de procurar formas de reduzir os custos. Entretanto o consumidor pode comprar mais produtos com o mesmo dinheiro. O resultado final só pode ser positivo para a economia nacional.





posted by Miguel Noronha 10:54 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com