O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, junho 18, 2004

Re: Dumping - pt III

No Blasfémias, João Miranda escreve sobre o caso do monopólio de matérias primas:

1. Um cartel pode tentar maximizar o lucro anual reduzindo a oferta. Mas ao reduzir a oferta presente, o cartel está a aumentar a oferta futura. Ao aumentar a oferta futura, o cartel está a reduzir o valor dos seus activos e a reduzir os lucros futuros. O petróleo não vendido no presente terá que ser vendido no futuro a um preço mais baixo.

2. Se se estabelece um cartel que fixa uma renda de monopólio, todos os agentes económicos passam a ter razões para apostar contra o monopólio. A prazo, a acção descentralizada de todos os agentes económicos criam substitutos para o petróleo que contribuem para desvalorizar o valor das reservas de petróleo. Os detentores das reservas são forçados a vender o mais depressa, o que provoca uma descida dos preços.

3. Um monopolista pode ganhar mais se vender petróleo para investir noutros sectores, o que faz descer os preços. Por exemplo, o monopolista pode apostar em tecnologias de poupança de energia e ganhar mais.


posted by Miguel Noronha 5:06 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com