O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, julho 01, 2004

EPAL: Aumentos acima da inflação entram hoje em vigor

1. A inflação é a média ponderada da subida de um cabaz de produtos e serviços. Supostamente este cabaz é representativo do consumo dos portugueses. Alguns produtos terão aumentos acima dessa média ficando outros abaixo.

2. A inflação apenas seria igual para todos se todos consumissemos os mesmos produtos e serviços nas mesmas proporções.

3. Os preços de uma dada empresa refletem as condições concorrênciais no mercado respectivo. No caso do abastecimento de água existem monopólios locais pertecentes às câmaras municipais. O preço é fixado de forma administrativa tendo em consideração critérios extritamente políticos.

4. O abastecimento de água necessita de um grande investimento em infraestruturas (a rede de abastecimento). Essa infrestutura tem custos de manutenção. Também é necessário ter em atenção os custos com a reposição da infraestura existente e novos investimentos devido ao crescimento das áreas urbanas.

5. Se a empresa não conseguir gerar os fundos para realizar a manutenção da infraestura e para realizar novos investimentos apenas lhe restam duas opções.

6. A primeira é deixar "cair" a qualidade do serviço

7. A segundo é pedir ao accionista (neste caso o Estado) os fundos necessários.

8. Os dinheiro do Estado provem dos impostos logo mesmo que não estejamos a pagar o custo do serviço directamente estaremos a fazê-lo por via indirecta.
posted by Miguel Noronha 12:53 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com