O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, julho 15, 2004

Orçamento Comunitário

A Comissão Europeia voltou a insistir na proposta para aumentar as contribuições nacionais para o Orçamento Comunitário.

Esta proposta não deve ter, no entanto, grande sucesso dado que os maiores contribuintes já lhe manifestaram a sua oposição. Pretendem inclusivamente a redução das contribuições nacionais (uma medida que O Intermitente também apoia...).

Por estranho que possa parecer a Comissão justifica este aumento (entre outras coisas) com a necessidade de melhorar a competitividade e aumentar o crescimento dos países-membros.

Se a Comissão necessita de mais fundos para novas prioridades (algo que me parece - à partida - injustificável) melhor seria se se decidisse pela eliminação da nefanda Política Agícola Comum que, como é sabido, consome metade do Orçamento Comunitário.

Para além dos benifícios para os consumidores (que teriam acesso a produtos agícolas mais baratos) e a para o Terceiro Mundo (que aumentava o seu potencial exportador e - logo - de desenvolvimento) permitiria baixar as contrbuições nacionais consideravelmente e, ao mesmo tempo, libertar os fundos necessários para quaisquer "prioridades inadiáveis".


posted by Miguel Noronha 10:37 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com