O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, julho 19, 2004

A propósito do Aniversário do CDS

A propósito do 30ºaniversário do CDS, o Diario de Notícias publica um artigo intitulado "O partido que a democracia recebeu... à pedrada". Queria fazer alguns reparos.

Quem recebeu o CDS à pedrada não foram os democratas. Foram os partidos de extrama-esquerda. Estes, ao contrário do CDS, não pretendiam (ou melhor - não permitiam) que em Portugal fosse implantada uma verdadeira democracia. Queria sim um estado totalitário a que eufemisticamente chamavam "Democracia Popular". Os seus modelos eram o Bloco de Leste e o Terceiro Mundo.

No anos 60 e 70 (especialmente após as indepêndencia africanas e da retirada americana do Vietname) este tipo de regime parecia prosperar e ameaçava as democracia liberais. Com poucas excepções não tiveram (felzmente) grande longevidade. Deixaram, não obstante, atrás de si um rasto de fomes e genocídios. Os "democracia burguesas" como perjorativamente lhes chamavam os "revolucionários" properaram.

Na altura o CDS (e aliás todo aquele que estivesse à sua direita) era acusado de ser "fascista". Hoje em dia os herdeiros dos "revolucionários" de 75 acusa-no de ser de "extrema-direita". Há quem se recuse a aprender com a História.

posted by Miguel Noronha 4:33 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com