O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, julho 12, 2004

Questões Liberais

No País Relativo João H. de Jesus (JHJ) propõe "três Considerações leves sobre o «liberalismo»". Diz ele que:

a) Somos menos de 10 e "o «liberalismo» está longe de poder ser considerado um produto atractivo no mercado nacional das filosofias políticas";

b) Que Ann Coulter é uma das nossas principais referências e que (segundo a mesma) "a esquerda norte-americana faz uso da sua presença nos media para difundir uma série de mentiras sobre os conservadores";

c) Uma das razões para "o reduzido número de liberais em Portugal é a ausência de literatura sobre o assunto em português". Para terminar remata com uma frase de Ann Coulter: "all liberals' fault".

Algumas considerações sobre o que nos imputa JHJ.

1. Não vislumbro a razão da utilização das aspas sempre que escrever liberalismo. Porventura entenderá que a palavra é pouco apropriada. Não avança, contudo, com nenhuma explicação.

2. Lamento informa-lo mas não faço a mínima ideia do número de liberais que existem em Portugal. Penso que sejam, certamente, mais de 10. Mesmo sem puxar excessivamente pela memória sou capaz de me lembrar de elementos suficientes para forma uma equipa de futebol de 11 (incluindo suplentes).

3. Quanto às hipóteses levantadas em a) e c) recomendo-lhe o texto "The Market of Ideas in Portugal" da autoria de Manuel Menezes de Sequeira recentemente publicado na página da Causa Liberal.

4. Duvido que Ann Coulter seja uma das principais referências do liberais portugueses. Não posso falar pelos outros mas minha, pelo menos, não será. Tratando de assuntos similares tinha acertado mais se tivesse optado por Jean-François Revel.

5. O enviesamento dos media é, de sobremaneira, conhecido. Alguns facilmente passavam por orgãos de propaganda do Bloco de Esquerda.

6. Para terminar, aproveito para esclarecer, que quando Ann Coulter se refere aos "liberais" (estes sim com aspas) se refere à esquerda americana e não aos liberais de tradição clássica.

posted by Miguel Noronha 11:35 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com