O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, agosto 30, 2004

Os "Campeões" Europeus

O Presidente Chirac voltou a apelar ao favorecimento de determinadas empresas por forma a criar "campeões" na UE. Estranhamente ele baseia este apelo recorrendo ao argumento da competitividade.

Como a história já demonstrou o favorecimento de empresas em nada favorece a sua competitividade. A certeza de um tratamento preferencial e as constantes intromissões políticas transformam-nas em sorvedoros de fundos públicos que se preocupam mais em agradar ao poder político que aos seus clientes.

Estranho que Chirac não tire ilações dos maus resultados que a mesma política teve (e continua a ter) em França. Ainda recentemente o Governo francês foi obrigado a " salvar" duas empresas francesas (a Bull - 517 milhões de Euros e a Alstom - 3.2 bilões de Euros) que, não obstante o seu estatuto de "campeões" do poder político, parecem não conseguir obter o estatuto de "campeões" do mercado.

posted by Miguel Noronha 12:19 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com