O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, setembro 21, 2004

Constituição Europeia

No Diário de Notícias.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, vai reunir-se amanhã com os partidos políticos [representados na AR] para discutir a data do referendo sobre questões europeias.

Segundo fonte do gabinete do ministro, citada pela Agência Lusa, Rui Gomes da Silva irá também consultar os partidos quanto à pergunta (ou perguntas) sobre a União Europeia a colocar aos portugueses na consulta popular - que, por imposição constitucional, não poderá referendar o Tratado de Constituição Europeia -, mas não apresentará qualquer sugestão do Governo.

(...)

Embora assegurando que o Governo está «aberto» em relação à data da consulta, o ministro voltou na altura a defender o dia 5 de Junho de 2005 - proposto pelo primeiro- -ministro - para a realização do referendo. O PS, por outro lado, insistiu que este decorra no primeiro trimestre do ano, o mais afastado possível das autárquicas, apesar de também admitir acertar a data, e a restante oposição garantiu que não colocaria objecções neste ponto.

O facto de o Governo não sugerir a pergunta a colocar aos portugueses tem sido fortemente criticado pela oposição. PCP e Bloco de Esquerda têm igualmente sublinhado a importância de não repetir o que aconteceu com o referendo sobre o Tratado de Amesterdão, em 1998, em que a questão proposta foi considerada inconstitucional.


posted by Miguel Noronha 4:26 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com