O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

domingo, setembro 26, 2004

Eleições Americanas

Como (quase) todos devem saber a eleição para a presidência dos EUA não é directa. Esta é feita por colégio eleitoral em que cada estado (mais Washigton ,DC) elege um nº de grandes eleitores igual à soma dos seus senadores e congressistas. Cada estado é livre de definir a forma de eleição. 47 dos estados adoptam a regra do "winner takes all" em que o candidato mais votado recebe todos os votos do estado no colégio eleitoral.

Desta forma as sondagens nacionais podem não dar um resultado muito fiável do resultado final.

Para resolver esse problema esta página usa as sondagens estaduais para fazer a previsão do resultado final. O mapa é actualizado diáriamente sempre que existem novas sondagens.

Para obviar ao problema das margens de segurança nas sondagens o autor resolver separar os resultados em três categorias: strong (as intenções de voto no 1º classificado ultrapassam as do 2º em mais de 10%), weak (diferenças de 5 a 9%) e barely (menos de 5%). Em caso de empate (exactly tied) os votos não são atribuídos a nenhum candidato.

Por exemplo a 24/09 (Sexta) as últimas previsões indicavam 311 votos para Bush e 217 para Kerry. Bush tinha 157 votos na categoria strong, 45 na weak e 108 na barely. Os de Kerry eram respectivamente 140, 14 e 63. Dez votos (relativos a Maryland) não foram atribuídos.



Os estados a vermelho "pertecem" a Bush e os azuis a Kerry. Quanto mais forte for o tom maior a vantagem do candidato.


posted by Miguel Noronha 5:13 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com