sexta-feira, setembro 10, 2004
Exemplar: Como Distorcer Uma Notícia
A TSF divulgou hoje uma sondagem do Washington Post que coloca George W Bush a 9 pontos de John Kerry.
Como a notícia não era do seu agrado resolvem compara-la, não com as sondagens realizadas antes da convenção do GOP (que colocavam os dois candidatos empatados ou davam vantagem a Kerry), mas com outra (da revista Time) realizada há uma semana que dava 11 pontos de vantagem para Bush. Podem desta forma afirmar que: "[o] estudo (...) representa uma quebra de dois pontos". De outra forma teriam que dar enfâse ao crescimento das intenções de votos na candidatura republicana.
Pese embora tenham conseguido evitar apresentar a sondagem de forma positiva ainda lhes restava um (grande) problema. Nove pontos percentuais continuavam a ser uma vantagem significativa. Resolvem assim colocar em causa a validade da sondagem.
Desta forma, no final da mesma notícia, referem que "[a]sondagem foi realizada antes das revelações dos últimos dias pondo em causa o serviço militar cumprido por George W. Bush na Guarda Nacional do Texas".
[O "caso" a que a TSF se refere, que foi revelado num programa transmitido pela CBS no passado dia 8, parece ter sido baseado em documentos forjados (ver Power Line Blog e Instapundit)]
A objectividade jornalistica não parece valer muito para a TSF.
posted by Miguel Noronha 2:59 da tarde
Comments:
Enviar um comentário