O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, setembro 16, 2004

Grandes Planos

Uma notíca de última horal informa-me que "[o] Governo aprovou esta quinta-feira um projecto das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2005".

Este resquício do PREC tem por objectivo (Artigo 90º da CRP): "promover o crescimento económico, o desenvolvimento harmonioso e integrado de sectores e regiões, a justa repartição individual e regional do produto nacional, a coordenação da política económica com as políticas social, educativa e cultural, a defesa do mundo rural, a preservação do equilíbrio ecológico, a defesa do ambiente e a qualidade de vida do povo português". (1)

Pretende-se (ainda hoje) que o Governo consiga coordenar de forma omnisciente e eficiente todos os aspectos sejam eles económicos, sociais ou culturais.

Perante um tão confuso articulado dos objectivos do Plano não seria expectável o próprio o fosse menos.

Desta forma no GOP para 2005 "o Governo pretende investir em cinco áreas prioritárias de modo a que o «investimento estrangeiro cresça". Estas cinco prioridades são "a inovação, a sociedade de informação, a ciência e investigação, o ambiente e a cultura". Pretende ainda aumentar a produtividade "reforç[ando a] qualificação", "garanti[r ]a estabilidade económica e social", "apostar fortemente" na Justiça por forma a que os portuguses tenham "confiança (...) nas instituições" e, para não alvo de críticas de dois dois mais fortes lobbies em Portugal, promete não esquecer a Saúde e a Educação.

Pode-se acusar o GOP 2005 de tudo. Excepto de não ambicionar alcançar a quadratura do círculo.

(1) Dão-se alvíssaras a quem souber o significado de "desenvolvimento harmonioso" "justa repartição (...) do produto nacional"

posted by Miguel Noronha 5:54 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com