O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, setembro 06, 2004

Harmonização Fiscal

O Ministro das Finanças francês anunciou que irá propôr no próximo Ecofin (10/11 Setembro) que os países cujas taxas de imposto sejam inferiores à média comunitária sejam excluídos dos fundos estruturais.

Esta proposta visa pressionar (especialmente) os novos países-membros a aumentarem as suas taxas de IRC. A França e a Alemanha têm repetidamente acusado estes países de lhes "roubarem" postos de trabalho recorrendo, ao que curisosamente apelidam, de de "dumping fiscal".

No entanto, ao contrário do que a França quer fazer crer, as contribuições para o Orçamento comunitário encontram-se indexadas à riqueza nacional (que é positivamente afectada pelos baixos impostos) e não aos impostos colectados. A questão fulcral é a relutância (e a dificuldade) da França e da Alemanha em desmantelarem os seus ruinosos (e custosos) "programas sociais".

Não antevejo (pelo menos para já) qualquer hipótese desta proposta ser aprovada devido, especialmente, à oposição da Inglaterra e da Irlanda. Aguardo com expectativa a posição do Governo português.

posted by Miguel Noronha 11:43 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com