O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, setembro 13, 2004

O SNS

O anunciado aumento diferenciado das taxas moderadas do SNS provocou a normal barragem de críticassempre que alguém ousa modificar algumas das "conquistas populares".

Daniel Oliveira, confessa a sua confusão e desencato com o SNS ao afirmar que: "pagamos os impostos da Suécia, ouvimos os discursos dos Estados Unidos e temos os serviços públicos da Colômbia". A propósito do SNS sueco convêm, para desfazer alguns mitos, ler algumas histórias que conta Johan Norberg.

Um ponto comum a todas as críticas é a defesa do que está inscrito na Constituição. Esquecem-se (ou fazem-se esquecidos) que o actual modelo têm graves problemas de financiamento e que a qualidade dos serviços prestados é má.

No Causa Nossa Vital Moreira refere ainda, e bem, que o aumento diferenciado das taxas moderadores não resolve o problema do "free riding" no SNS.

A melhor solução para todos estes problemas é desistir da universalidade do SNS, adoptar um sistema de seguros de saúde e privatizar os hospitais.

PS: Esta solução não implica, necessáriamente, o completo desaparecimento do sistema de saúde estatal. Este poderia continuar a existir como forma de prestar cuidados de saúde àqueles que realmente não têm recursos. Seria no entanto não-universal, não-exclusivista e mínimo.

posted by Miguel Noronha 2:59 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com