segunda-feira, setembro 13, 2004
O SNS
O anunciado aumento diferenciado das taxas moderadas do SNS provocou a normal barragem de críticassempre que alguém ousa modificar algumas das "conquistas populares".
Daniel Oliveira, confessa a sua confusão e desencato com o SNS ao afirmar que: "pagamos os impostos da Suécia, ouvimos os discursos dos Estados Unidos e temos os serviços públicos da Colômbia". A propósito do SNS sueco convêm, para desfazer alguns mitos, ler algumas histórias que conta Johan Norberg.
Um ponto comum a todas as críticas é a defesa do que está inscrito na Constituição. Esquecem-se (ou fazem-se esquecidos) que o actual modelo têm graves problemas de financiamento e que a qualidade dos serviços prestados é má.
No Causa Nossa Vital Moreira refere ainda, e bem, que o aumento diferenciado das taxas moderadores não resolve o problema do "free riding" no SNS.
A melhor solução para todos estes problemas é desistir da universalidade do SNS, adoptar um sistema de seguros de saúde e privatizar os hospitais.
PS: Esta solução não implica, necessáriamente, o completo desaparecimento do sistema de saúde estatal. Este poderia continuar a existir como forma de prestar cuidados de saúde àqueles que realmente não têm recursos. Seria no entanto não-universal, não-exclusivista e mínimo.
posted by Miguel Noronha 2:59 da tarde
Comments:
Enviar um comentário