O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, setembro 29, 2004

OGM's

Artigo no Diario de Notícias.

Está provado cientificamente que a utilização dos organismos geneticamente modificados (OGM) - recentemente aprovados pela União Europeia - não constitui um perigo para a saúde pública. Por isso, este não pode ser um argumento utilizado contra a sua introdução no mercado português, defendem os especialistas do Centro de Informação de Biotecnologia (CIB).

"As sociedades têm o direito social, político e económico de não querer utilizar esta tecnologia, mas não podem pôr em causa a sua inocuidade", disse ontem o presidente do CIB, Manuel Pedro Fevereiro.

(...)

"Actualmente, os transgénicos disponíveis são as variedades vegetais mais testadas e cuidadas do ponto de vista da segurança alimentar", acrescentou o responsável. "O real impacto das plantas geneticamente modificadas não é superior ao apresentado pelas cultu ras tradicionais", referiu Manuel Pedro Fevereiro.

Um dos mais recentes argumentos contra os OGM são os problemas que podem surgir da sua coexistência com a agricultura biológica. Para o presidente do CIB essa é uma falsa questão, porque existem mecanismos de contenção que podem ser utilizados pelos agricultores e há mesmo locais onde os dois tipos de plantações coexistem sem qualquer problema. Um exemplo é o que acontece em Saragoça, em Espanha, onde uma cooperativa recebe e trata os dois tipos de milho.

E Manuel Pedro Fevereiro alerta: "Se a agricultura biológica substituísse a intensiva, só conseguiria produzir alimento para cerca de quatro mil milhões de pessoas. Actualmente há 6,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e, tendo em conta o aumento da população nos próximos anos, vamos ter de produzir cada vez mais, com menos solo disponível".

O presidente do CIB conclui: "Se considerarmos que os organismos geneticamente modificados não são a única solução para acabar com a fome do mundo, são pelo menos uma das ferramentas que temos à nossa disposição para conseguir ultrapassar este problema."

posted by Miguel Noronha 5:27 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com