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quinta-feira, setembro 02, 2004

Os Preços dos Transportes

O recente acordo que permite indexar as tarifas dos transportes públicos ao preço dos combustíveis está a provocar uma (já antecipada) grande celeuma.

A FNSFP, o PCP, a DECO (!!), a FESTRU e a CGTP contestam a decisão.

Esta "favorece os industriais do sector dos transportes e penaliza a população" diz a FNSFP. Como o aumento do preço dos combustíveis não afectasse igualmente os primeiros.

O PCP (e a CGTP) considera ser este um "novo ataque ao sistema de transportes públicos e à mobilidade, que empurra mais utentes para o transporte individual, com os consequentes custos ambientais e energéticos". Presumo que, para o PCP, na definição de "transporte individual" apenas caibam bicicletas e as carroças que, como se sabe, não utilizam combsutível.

A FESTRU exige inclusivamente "a nacionalização dos transportes públicos, a fim de serem respeitados os legítimos interesses e direitos das populações e do País". Até me posso esquecer que a nacionalização irá desrespeitar "os legítimos interesses e direitos" dos propritários da ditas empresas (que até prova em contrário julgo serem parte integrante da população nacional). Não posso é deixar de me questionar em que medida isso iria solucionar o problema do agravemento dos custos operacionais das empresas de transportes.

A DECO propõe que o Estado custeie a diferença de preço.

Todas estas entidades apresentam "soluções" estatistas e despesistas. Nenhuma se parece querer lembrar que os combustíveis são uma importante fatia dos custos das empresas de transporte e que, na situação actual, é insustentável que as suas tarifas permaneçam inalteradas.

Nenhuma se lembra de propor (porque não?) a completa liberalização do sector dos transportes públicos.

posted by Miguel Noronha 4:56 da tarde

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"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
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