O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, setembro 28, 2004

Prologando o Mito

Num artigo o ex-presidente Jimmy Carter lançou suspeitas de fraude sobre a forma como irão ser realizadas as presidências no Estado da Flórida. Não querendo ficar atrás o Luís Rainha aproveitou para lançar as invectivas do costume sobre a democracia nos EUA.

Embora as suspeitas de fraude nas anteriores eleições tenham sido por diversas vezes desmentidas o mito continua a persistir. Relembro, por exemplo o artigo de Dave Kopel - que apoiou Nader em 2000 - acerca do Farenheit 911 (ver pontos 1 a 4).

Um artigo no WSJ desmente, ponto por ponto, as suspeitas relativamente a estas e às anteriores eleições:

  • Em Junho de 2001 a U.S. Commission on Civil Rights (presidida por uma Democrata) relatou não ter encontrado suspeitas de intimidação e desqualificação sistemática de eleitores negros. Uma investigação Justice Department's Civil Rights Division sobre o mesmo assunto chegou às mesmas conclusões.

  • Nas eleições de 200 em 24 dos 25 condados (counties) com maior percentagem de votos anulados o supervisor era Democrata. O 25º era independente.

  • Na Flórida as questões eleitorais, incluindo a exclusão de eleitores, são decididas ao nível do condado (countie). É, por isso, improvável que um orgão estadual consiga influenciar decisivamente as eleições.

    Quanto ao "candidato que provavelmente não vai poder concorrer" posso sossegar o Luís. O Supremo Tribunal da Flórida decidiu aceitar a candidatura de Ralph Nader na Flórida.

    Aliás quem pode ser acusado de golpes baixos, neste caso, é o Partido Democrático. Foram interpostas acções em 20 estados considerados "decisivos" para retirar a candidatura de Nader dos boletins de voto. Adivinhem quem está a financiar essas campanhas?

    posted by Miguel Noronha 3:04 da tarde
  • Powered by Blogger

     

    "A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
    F.A.Hayek

    mail: migueln@gmail.com