O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, outubro 20, 2004

Cegueira Estatista

Numa clara demonstração da sua incapacidade de compreender a Economia sem a intervenção estatal a DECO acaba de pedir a suspenção da liberalização do preço dos combustíveis alegando que "está provado que não existe verdadeira concorrência no sector dos transportes, em Portugal".

Em vez de exigir medidas que propiciassem o aumento da concorrência (como a desregulamentação do sector) a DECO pensa conseguir resolver o assunto recorrendo à regulação estatal.

Julgo que a DECO se devia informar melhor sobre a situação dos mercados de combustíveis antes de atribuir a culpa do aumento destes à liberalização do preço máximo.

A fixação do administrativa do preço, sem subvenções, causaria a escassez dos combustíveis e muitas falências. Uma situação idêntica à ocorrida nos EUA nos anos 70.

A fixação do administrativa do preço dos combustíveis, com subvenções, faria disparar os gastos públicos e a inflação e diminuir o crescimento económico.

A única solução que garantiria uma descida sustentada dos preços dos combustíveis seria a redução da taxas que sobre estes incidem (IVA e ISPP). Concordo que esta seria uma medida acertada. Também concordam uma redução de igual montante nos gastos públicos?

Não percebo como a DECO pretende que esta medida salvaguarde os "interesses dos consumidores ".

Queria entretanto recordar a recente recomendação da AdC ao Governo que visa aumentar a concorrência no fornecimento de combustíveis.

PS: Acabei de cancelar a minha assinatura da Pro-Teste.

ADENDA: O Luís (que percebe mais disto que eu) também comenta o assunto.

posted by Miguel Noronha 12:34 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com