quinta-feira, outubro 07, 2004
Cometário Sobre o Marcelogate
1. Rui Gomes da Silva foi extremamente infeliz nas suas declarações. Acresce que tendo em conta a personagem em questão o estas foram um verdadeiro "tiro no pé".
2. Só um esclarecimento de MRS e da Media Capital (especialmente do primeiro) permitirá saber a verdade. Resta saber se MRS não optará por um silêncio estratégico. Este cenário será o pior para o Governo. Dificilmente se livrará da suspeição.
3. Se se verificar que existiram realmente pressões do Governo, RGS e o próprio PSL devem ser obrigados a demitir-se.
4. Se o abandono de MRS foi apenas um "processo interno" o problema é da TVI. As declarações de RGS continuam a ser infelizes mas o processo político acaba aqui. Trata-se-à de uma questão do foro privado.
5. Como existêm mais televisões, rádios e jornais em Portugal qualquer tentativa de censura é tendencialmente infrutifera. Neste caso, se nos lembrarmos do estatuto político de MRS, é completamente infrutífera. A concorrência têm aqui uma excelente oportunidade de aumentar as suas audiências. MRS facilmente encontrará outra "tribuna". Presumo que antes de o fazer observe um periodo de recolhimento por forma a aumentar o seu estatuto de mártir.
6. Se o Estado não tivesse qualquer competência nos media nunca poderia efectuar qualquer tipo de pressão sobre estes. A efectiva independência dos orgão de comunicação social não se obtêm com artigos na Constituição mas sim com a verdadeira liberalização dos media.
posted by Miguel Noronha 12:55 da tarde
Comments:
Enviar um comentário