O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, outubro 06, 2004

O Comentador, o Ministro e os Media

Foi hoje anunciado que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) irá deixar de fazer os seus habituais comentários dominicais na TVI. Dada a sequência dos acontecimentos este abandono não pode deixar de ser dissociado da recente polémica com o Ministro dos Assuntos Parlamentares.

O que era interessante saber é até que ponto terá (ou se terá sido) a TVI sido pressionada para despedir ou "amansar" o célebre comentador. Impõe-se, em primeira instância, um esclarecimento da Media Capital (a maior accionista da TVI) e do próprio MRS. O silêncio de ambos apenas servirá para alimentar fundadas ou infundadas suspeições. É fundamental apurar se o Governo atentou contra a liberdade de imprensa e tentou interferir no funcionamento de uma empresa privada. Caso se verifique que existiu realmente interferência do Ministro, pelo menos, este não poderá ficar incólume.

Felizmente que, em Portugal, nem toda a comunicação social é controlada pelo Estado. MRS poderá, se assim o entender, continuar a mesma actividade noutra empresa. O "erro" da TVI (mesmo que se tenha tratado de uma opção interna) será com grande probabilidade aproveitado pela concorrência.

Melhor estariamos ainda se a comunicação social estivesse mais liberalizada. Ainda é ao Governo que compete decidir quem emite, o que é emitido e têm poderes para limitar as receitas publicitarias. Existe grande margem de intervenção governamental. Nada disto é benéfico nem para a concorrência nem para a liberdade de imprensa.

posted by Miguel Noronha 5:47 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com