O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, outubro 14, 2004

Outras Pressões - pt II

Durante a cerimónia de entrega do Prémio Europeu Carlos V o Presidente Jorge Sampaio afirmou que é necessário:

reconhecer a persistente ineficácia das políticas de comunicação da União, das quais se esperaria, face aos meios ao seu dispor, uma diferente perícia para fazer chegar às populações as linhas facilmente apreensíveis da bondade deste caminho.


Para o PR o actual rumo da UE é "o bom caminho". Presumo que descarte, à priori, a existência de melhores alternativas. No seu entendimento as resistências verificadas devem-se à "falta de comunicação". Nem se atreve a imaginar que na UE existam seres inteligentes e informados que recusem o actual modelo.

Não se querendo ficar pelo atestado de menoridade o PR resolveu apontar os "culpados":

Nem os governos, nem as instituições comunitárias, nem as forças políticas dos diversos Estados, nem os media têm sabido exercer um devido trabalho pedagógico, para através dele quebrar o preocupante alheamento dos cidadãos


Já entendi que por "alheamento" o PR pretede significar qualquer posição que se afaste do euro-entusiasmo. Qualquer crítica à UE (e presumo que ao projecto constitucional) afasta o cidadão do "bom caminho".

Para Jorge Sampaio as instituições referidas deverão fazer a apologia da UE. Tudo o resto lhes está vedado.

posted by Miguel Noronha 11:57 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com