O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, novembro 17, 2004

Global Economic Prospects 2005

O Banco Mundial disponibilizou a edição de 2005 do Global Economic Prospects.

Uma análise rápida de previsões de crescimento permite-nos concluir que a Zona Euro será a que terá menores taxas de crescimento no periodo 2004-06. Crescerá, em média, menos 0.5 pontos que os países mais ricos, menos 2 pontos que os EUA e menos 3 que os países em desenvolvimento.

Resta-nos o discurso do "modelo social europeu" e que "não aceitamos o crescimento a qualquer custo". Uma versão pós-moderna do "pobrezinhos mas honrados" de Salazar.

Notas:
(1) Estas previsões estão dependentes de uma serie de variáveis. O autores do estudo enumeram alguns cenários alternativos e respectivo impacto nos números apresentados. Existem outros (atentados terroristas, retorno do proteccionismo, etc) que não são enumerados.

Estes estudos, normalmente. assumem um comportamento constante das variáveis no longo prazo.

Por tudo isto é melhor observar as tendências e os diferenciais entre países ou regiões e olharmos os números "com uma pitada de sal".

(2) Ao contrário do que afirmam os alter-globalistas e estatistas a globalização e as políticas de combate aos défices públicos estão a ter um impacto extremamente positivo no crescimento dos países mais pobres.

(3) Os cenários catastróficos avançados em cada artigo do Professor Rosas são desmentidos pela realidade. Faria melhor em deixar de comentar assuntos económicos.

posted by Miguel Noronha 11:16 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com