O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, novembro 12, 2004

Não Carlos, Não és o Único...

A propósito da possiblidade, avançada por Bagão Félix, do Estado poder consultar as contas bancárias sem aviso prévio, diz o Carlos:

serei o único a achar que esta medida é atentatória dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos? Ou serei já acusado de manter negócios escuros e registos obscuros na minha conta bancária?

Desculpem, mas isto - o Estado aceder às contas sem aviso prévio, quando lhe aprouver e sem que os contribuintes possam requerer o efeito suspensivo da consulta - é grave. No mínimo, preocupante. Quem é o Estado? Quem é que vai controlar quem? Significa isto que qualquer funcionário do fisco passa a poder entrar na minha conta bancária para ficar a saber onde estive, o que comprei, que empréstimos estão a decorrer, que dinheiro devo ou tenho disponível, etc


Subscrevo por inteiro as suas preocupações e indignação.

O Ministro demonstrou ainda concordar com as declarações de Vítor Constâncio segundo o qual o actual "orçamento era insuficente para diminuir o défice". Deduzo que se refiram à receita. Presumo que considerem satisfatório o nível da despesa.

Não entendo os que acusam este governo de ser liberal. Os factos desmêntem-no.

PS: No Diário Digital Constâncio é citado como tendo afirmado que a "proposta de Orçamento de Estado para 2005 é insuficiente para resolver a crise que o País enfrenta". O Keynesiano também permance vivo. Apesar dos factos...

posted by Miguel Noronha 2:58 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com