O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, novembro 03, 2004

Presidênciais nos EUA - pt III

Acabei de ouvir o discurso de derrota da candidatura Democrata.

Do discurso de Edwards é melhor nem falar. Carregadinho de lugares comuns e populismo. Acho que bateu o recorde mundial de clichés por frase. Alguém que avise o Guiness.

John Kerry teve um discurso bem mais moderado. Prometeu não incidir num discurso divisionista e aceitar os resultados eleitorais. Não vê motivos para encetar batalhas legais porque entende que os resultados - e a diferença de votos entre as candidaturas - são justos. Prometeu ainda apoiar a pacificação do Iraque e a guerra contra o terrorismo do Presidente Bush. Uma lição para alguns dos seus "apoiantes" mais exaltados.

Antes de terminar queria referir dois pormenores dos discursos de Edwards e Kerry. As inúmeras referências à familia e ao papel das Igrejas nos EUA como parte da sua base de apoio. Kerry terminou inclusivamente o discurso como uma oração. Se fosse um discurso da candidatura republicana imagino que seria visto como mais uma prova do moralismo hipócrita e do "fundamentalismo" de Bush.

posted by Miguel Noronha 7:33 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com