O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, novembro 04, 2004

Proposta do PS para o Sector dos Media

No Diário Digital.

O PS vai apresentar um projecto de lei para proibir a possibilidade de o Estado ter participações directas ou indirectas no capital de meios de comunicação social que não são públicos. Os socialistas entendem que o Estado deve ter participações na RTP, RDP ou Agência Lusa.

(...)

Os socialistas vão também apresentar diplomas contra a concentração na propriedade dos media e modificações ao estatuto dos jornalistas.

Neste último ponto Sócrates explicou que o PS considera fundamental «proibir as interferências do proprietário na linha editorial» do órgão de comunicação social.


A proposta referente à participação do Estado nos media é positiva. Convinha contundo relembrar que foi o PS que iniciou a reintervenção do estado no sector.

Continuo é sem perceber a necessidade do Estado continuar a deter dois canais de televisões (um deles comercial). Se se acha má a possibilidade do Governo condicionar a programação (especialmente a informação) nos media porque razão este problema não se coloca com a RTP?

Se a razão invocada é a existência de determinados programas de "interesse público" porque não seguir a sugestão do Professor Alan Peacock e abrir a possibilidade de qualquer canal privado realizar esses programas mediante um contracto com o Governo?

nota: leiam yambém os comentários do Gabriel Silva.

As restantes propostas do PS são para esquecer.

Continua-se a achar que o problema da concorrência é a concentração e não as barreiras à entrada nos media. Relembro que o actual sistema de licenças estatais é mais uma "porta aberta" à intervenção estatal (ainda que indirecta) no sector.

Como sempre, também, continua a equiparar-se o jornalista a um sacerdote. Ao proprietário do jornal, rádio ou televisão não é dada a possibilidade de interferir na linha editorial. Já ao jornalista tudo é permitido. Presumo que a respectiva carteira profissional confira automáticamente uma aureola e o dom da infalibilidade.

posted by Miguel Noronha 6:08 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com