O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Iliteracia Económica - pt III

Depois de Augusto Santos Silva e Fernado Rosas o iliterato económico do momento é António Silva, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que se manifesta contra a abertura de novas lojas alimentares e shoppings em Portugal.

"Este aumento da oferta, estimado em 30%, vai desequilibrar o mercado, que já está estagnado em termos de consumo, e trazer efeitos perversos a nível de concentrações e fusões, podendo mesmo levar a encerramentos"


Seria realmente uma sorte (para não dizer mais) que um mercado onde existe barreiras administrativas à entrada (e onde não foram concedidas novas licenças nos últimos anos) o mercado estivesse equilibrado. Seria mesmo o "case-study". Será também abusivo comparar hipermercados com hard-discounts (Lidl, Plus). A quota de mercado dos primeiros tem vindo a descer em favor dos segundos.

Por outro lado se o senhor está preocupado com a concentrações na oferta a melhor solução será mesmo a concessão de novas licenças.

Quanto ao problema dos "encerramentos" creio que aqui está a verdadeira razão do protesto. A CCP existe para manter os previlégios dos seus associados. Um aumento da concorrência vem diminuir os seus rendimentos. O problema é que não deve ser o Estado a garantir a quota de mercado. Quem deve decidir onde e o que comprar são os clientes. Alguns não irão sobreviver. That's life.
posted by Miguel Noronha 9:26 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com