O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Index of Economic Freedom 2005

Tal como o Economic Freedom of the World o Index of Economic Freedom [IEF] procura medir o grau de abertura da Economias e, consequentemente, o seu potencial de crescimento (existe uma elevada correlação positiva entre os dois - ver gráfico).

Na edição de 2005 do IEF Portugal obtém piores classificações quer em termos relativos (de 31º para 37º) quer absolutos (de 2.38 para 2.44). Os culpados são o agravamento da carga fiscal e o aumento intevencionismo estatal. Nota: estes indíce foi elaborado com dados de 2003.

De seguida apresento as alineas que compõem o indice, a classificação nacional e respectiva evolução:

  • Política Comercial
    Classificação: 2
    Evolução: estável
    Comentário: A nossa política comercial é ditada pela EU. Embora o nível de proteccionismo seja considerado baixo são conhecidas as restrições impostas às importações em determinados produtos. Espera-se que, graças à OMC, exista uma evolução positiva nos próximos anos.

  • Carga Fiscal
    Classificação: 3.9
    Evolução: pior
    Comentário: A nossa má classificação nesta alinea deve-se aos elevados níveis de taxação impostos pelo governo. O pior resultado deve-se a um ligeiro aumento nos gastos públicos. As descida do IRS (aprovada no OE2005) e a prometida descida no IRC permitir-nos-iam melhorar este indicador. No entanto o PS já prometeu reverter estas políticas se vier a formar governo pelo que a evolução desta alinea é incerta. Não são esperadas grandes alterações nos níveis de despesa pública enquanto não se proceder ao desmantelamento das instituições do nosso ineficiente welfare state. O PSD, não o defendendo explicitamente, nada fez para destatizar a Saúde, a Educção e diminuir o funcionalismo público e o PS já demonstrou não pretender abdicar do intervencionismo estatal nestes sectores.

  • Intervencionismo Estatal na Economia
    Classificação: 2.5
    Evolução: pior
    Comentário: O consumo público (em % do PNB) continua a aumentar. Ver comentário á alinea anterior.

  • Política Monetária
    Classificação: 2
    Evolução: estável
    Comentário: Esta é uma área em que, felizmente, os governo português tem cada vez menos intervenção. Esperemos que o eixo Paris-Berlim não consiga influenciar o BCE.

  • Movimentos de Capital e Investimento Estrangeiro
    Classificação: 2
    Evolução: estável
    Comentário: Apesar de algumas restrições esta áreas já se encontram largamente liberalizadas. Espera-se que continue o processo de desburocratização.

  • Banca e Finanças
    Classificação: 3
    Evolução: estável
    Comentário: Com as privatizações na década de 90 diminuiu bastante o intervencionismo do Estado no sector. No entanto o Estado continua exercer a sua (indevida) influência através da CGD e do IAPMEI (crédito às PME's). O BdP e o Ministério das Finanças continua a exercer poder discricionário no sector. Não se espera qualquer evolução nesta área. É duvidoso que o Estado queira abdicar do instrumentos de intervenção que lhe restam.

  • Salários e Preços
    Classificação: 2
    Evolução: estável
    Comentário: Grande parte parte dos controlos de preços e subsídios já foram eliminados. Mantêm-se contundo a fixação de preços em bens não transacionáveis (água, electricidade, transportes públicos, etc) e nos produtos famaceuticos e agrícolas. É também negativamente refereinciada a existência de salário mínimo para trabalhadores por conta de outrém. É de esperar alguma evolução resultante da liberalização do preço dos combustívies (em 2004) e da (expectável) reformulação da PAC.

  • Direitos de Propriedade
    Classificação: 2
    Evolução: estável
    Comentário: Os direitos de propriedade são, genéricamente, respeitados, em Portugal. O problema reside na conhecida lentidão da Justiça. (infelizmente) Não se prevê evolução positiva.

  • Regulação
    Classificação: 3
    Evolução: estável
    Comentário: São conhecidos os entráves burocráticos à constituição e dissolução de empresas e a pouca flexibilidade da legislação laboral que impede as empresas de facilmente adaptarem às variações de actividade. Como resultado temos crescimentos mais baixos e recessões mais longas. As recentes alterações à legislção laboral (desde que não seja revertidas por um futuro governo) poderão trazer alguma evoução neste indicador. Também são referidos favorávelmente os ?Centros de Formalidades? como forma de diminuir os entraves burocráticos à criação de empresas.

  • Mercado Informal
    Classificação: 2
    Evolução: Estável
    Comentário: Com a óbvia excepção das actividades própriamente crimonosas tenho para mim que a existência da ecomomia subterânea e corrupção são um sintoma da carga fiscal e entaves burocráticos existentes. Uma redução do peso do Estado teria efeitos beneficos nesta área.

    posted by Miguel Noronha 1:21 da tarde
  • Powered by Blogger

     

    "A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
    F.A.Hayek

    mail: migueln@gmail.com