O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Sugestão de Leitura

Num artigo do DN João Cravinho chega à conclusão que:

A mais importante das reformas na vida pública portuguesa não custa muito dinheiro. Pelo contrário, poupará com certeza muito dinheiro ao Estado e aos contribuintes. Refiro-me à luta pela moralização da vida pública e contra a corrupção endémica. A captura do Estado e da Administração Pública por interesses ilegítimos - isto é, a corrupção - atingiu níveis intoleráveis.


É grave que alguém com pretenda ter conhecimentos de Economia e, especialmente teoriazar sobre o papel do Estado, não conheça a Escola da Escolha Pública. O problema da captura do Estado por "interesses ilegítimos" já há muito foi idêntificado. Para que o Engº Cravinho não volte a demonstrar tal nível de ignorância, que ao mesmo tempo o leva a ter ilusões acerca da sua solução, deixo-lhe algumas sugestões de leitura.

Links:
- Center for Study of Public Choice
- Introduction to Public Choice Theory
- "UNDERSTANDING DEMOCRACY: An Introduction to Public Choice" (livro online)
- "O Que É a Escolha Pública? Para uma análise económica da política" de André Azevedo Alves e José Manuel Moreira (podem ler aqui a introdução)
posted by Miguel Noronha 1:27 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com