O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Moog Records: Sonhos Analógicos

No Hit da Breakz escreve-se a história do Moog e da moogexplotation

Robert Moog

O sintetizador Moog é um dos grandes ícones da cultura pop, sem a menor sombra de dúvida. Produto das visões futuristas induzidas nas massas por acontecimentos revolucionários como o programa espacial da Nasa - que teve reflexos a todos os níveis: do design de interiores ao cinema, passando pelos comics e, claro, pela música - o sintetizador criado por Robert Moog impôs-se e resistiu ao passar das décadas. Uma das ideias dominantes durante toda a década de 60 foi de facto a imaginação do espaço sideral e, claro, com tanta modernidade era inevitável que a revolução electrónica - tornada visível sobretudo pela televisão - chegasse à música. É que a dada altura as guitarras eléctricas e outros instrumentos "convencionais" já não eram suficientes para traduzir todas as ideias de futuro que assombravam as pessoas. Robert Moog foi aqui uma pessoa determinante, para transportar esse futuro e a nova realidade electrónica para o mundo da música.

(...)

[N]o final da década de 60 e durante praticamente toda a década de 70 assistiu-se a uma verdadeira Moog Fever, com centenas de discos de Moogxploitation a surgirem no mercado e a criarem quase um sub-género. Bastante populares eram os álbuns que reviam com a sonoridade típica do Moog melodias célebres, quer do mundo da pop quer coisas mais específicas (versões em Moog de temas de filmes, clássicos do country ou de música espanhola...).

posted by Miguel Noronha 2:47 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com